Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP
Condições de conclusão
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, órgão da Vice-Direção de Graduação, foi criado a partir da Resolução CODEP nº 5/2005, de 13 de outubro de 2005, para desenvolver ações junto aos Coordenadores de Curso, corpo docente e discente, regendo-se por seu Regulamento e pelas demais normas institucionais.
Coordenadora: Profª. Me. Aneli Paaz anelipaaz@faccat.br
O NAP tem as seguintes finalidades:
I – contribuir para o aprimoramento da ação educativa dos docentes; II – colaborar na apropriação, pelo corpo docente, do Projeto Pedagógico Institucional da FACCAT; III – assessorar, organizar, acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem; IV – estimular, organizar, desenvolver e acompanhar estudos e investigações sobre o processo ensino-aprendizagem, disseminando-as através dos veículos de comunicação institucional; V – orientar, assessorar e acompanhar ações de intervenção pedagógica e/ou psicológica nos casos de necessidades educativas especiais; VI – oportunizar ao corpo docente, através de assessoria contínua e sistemática, a atualização didático-pedagógica; VII – assessorar, orientar e acompanhar as atualizações dos projetos pedagógicos dos cursos; VIII – providenciar a integração do corpo docente através de grupos de reflexão sobre a prática pedagógica.
I – contribuir para o aprimoramento da ação educativa dos docentes; II – colaborar na apropriação, pelo corpo docente, do Projeto Pedagógico Institucional da FACCAT; III – assessorar, organizar, acompanhar e/ou implementar ações e iniciativas de aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem; IV – estimular, organizar, desenvolver e acompanhar estudos e investigações sobre o processo ensino-aprendizagem, disseminando-as através dos veículos de comunicação institucional; V – orientar, assessorar e acompanhar ações de intervenção pedagógica e/ou psicológica nos casos de necessidades educativas especiais; VI – oportunizar ao corpo docente, através de assessoria contínua e sistemática, a atualização didático-pedagógica; VII – assessorar, orientar e acompanhar as atualizações dos projetos pedagógicos dos cursos; VIII – providenciar a integração do corpo docente através de grupos de reflexão sobre a prática pedagógica.
Para o cumprimento das suas finalidades, o NAP realiza as seguintes atividades, dentre outras:
– participar de reuniões com os coordenadores de curso; II – acompanhar a execução dos planos de ensino nos cursos de graduação, quando solicitado pelo Coordenador de Curso; III – acompanhar, com o Coordenador de Curso, o trabalho didático dos professores; IV – orientar os professores sobre a avaliação do rendimento escolar, individual ou coletivamente, sempre que solicitado por Coordenador de Curso ou por professor; V – acompanhar o processo relacional coordenado/coordenador, coordenador/professor, coordenador/aluno, professor/aluno, aluno/aluno e professor/professor, auxiliando na integração ou na intervenção pedagógica quando necessária; VI – atender aos alunos que necessitam de atendimento especial, encaminhando-os aos serviços especializados; VII – ter registro e controle dos atendimentos e dos acompanhamentos realizados junto aos coordenadores, professores e alunos; VIII – realizar atividades de integração de novos professores da FACCAT; IX – promover semestralmente encontros de grupos de estudos e reflexão sobre a prática pedagógica; X – participar e acompanhar a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos; XI – contribuir com os professores, sempre que solicitado, no planejamento de ações de intervenção em sala de aula; XII – orientar aos professores quanto à definição dos critérios de avaliação e a escolha dos instrumentos avaliativos; XIII – orientar aos professores quanto às metodologias de ensino, tendo em vista os objetivos e os conteúdos das disciplinas; XIV – propor alternativas de solução para as dificuldades apresentadas no processo ensino e aprendizagem; XV – intermediar o tratamento, por especialistas, de alunos com problemas psicopedagógicos; XVI – diagnosticar as necessidades de aperfeiçoamento dos Coordenadores de Cursos e professores, com o objetivo da melhoria da qualidade do ensino. Para a consecução de suas finalidades com as respectivas atividades, o NAP deve ter como referenciais a Missão, os Princípios, o PDI e a Avaliação Institucional da FACCAT.
– participar de reuniões com os coordenadores de curso; II – acompanhar a execução dos planos de ensino nos cursos de graduação, quando solicitado pelo Coordenador de Curso; III – acompanhar, com o Coordenador de Curso, o trabalho didático dos professores; IV – orientar os professores sobre a avaliação do rendimento escolar, individual ou coletivamente, sempre que solicitado por Coordenador de Curso ou por professor; V – acompanhar o processo relacional coordenado/coordenador, coordenador/professor, coordenador/aluno, professor/aluno, aluno/aluno e professor/professor, auxiliando na integração ou na intervenção pedagógica quando necessária; VI – atender aos alunos que necessitam de atendimento especial, encaminhando-os aos serviços especializados; VII – ter registro e controle dos atendimentos e dos acompanhamentos realizados junto aos coordenadores, professores e alunos; VIII – realizar atividades de integração de novos professores da FACCAT; IX – promover semestralmente encontros de grupos de estudos e reflexão sobre a prática pedagógica; X – participar e acompanhar a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos; XI – contribuir com os professores, sempre que solicitado, no planejamento de ações de intervenção em sala de aula; XII – orientar aos professores quanto à definição dos critérios de avaliação e a escolha dos instrumentos avaliativos; XIII – orientar aos professores quanto às metodologias de ensino, tendo em vista os objetivos e os conteúdos das disciplinas; XIV – propor alternativas de solução para as dificuldades apresentadas no processo ensino e aprendizagem; XV – intermediar o tratamento, por especialistas, de alunos com problemas psicopedagógicos; XVI – diagnosticar as necessidades de aperfeiçoamento dos Coordenadores de Cursos e professores, com o objetivo da melhoria da qualidade do ensino. Para a consecução de suas finalidades com as respectivas atividades, o NAP deve ter como referenciais a Missão, os Princípios, o PDI e a Avaliação Institucional da FACCAT.
Última atualização: sexta-feira, 16 mar. 2012, 19:33